top of page

Devemos comemorar o Dia das Mulheres?

O dia 8 de março é comemorado como o Dia internacional da Mulher após cerca de 130 mulheres morrerem carbonizadas dentro de uma fábrica porque foram trancadas lá dentro pois estavam reivindicando melhores condições de trabalho. Só assim as mulheres passaram a serem valorizadas e tiveram um destaque maior à ponto de terem um dia dedicados à elas. Um marco histórico marcado por violência.

Com o passar dos anos, essa data passou a ser alvo de publicidade e muitas empresas começaram a fazer campanhas com fins lucrativos sobre esse dia. O dia da mulher ficou marcado como lucro para as empresas às custas de uma data que simboliza um banho de sangue.

Não contentes com isso, as empresas apelam para promoções de produtos que destacam a feminilidade da mulher, como artefatos de maquiagem, cuidados com o corpo, moda e dietas. Como podemos observar, não só nos destacam para a nossa feminilidade como também incentivam uma padronização de corpos.

Eu não sei vocês, mas eu não gostaria de ser lembrada por uma chacina cometida contra mulheres. Não gostaria de ser lembrada apenas pela minha feminilidade, onde a sociedade só aceita mulher se ela for feminina, do contrário é "desperdício de mulher". Não gostaria de ser lembrada por uma data que empregam mais ainda a padronização do corpo feminino, incentivando a rivalidade feminina e destruindo a auto estima de muitas mulheres.

Todos os dias há relatos de abuso, denúncias de violência doméstica, uma mulher sendo silenciada e o assédio corriqueiro do dia a dia. Neste dia das mulheres, tentem enxergar um pouco mais além, além da data comercial. Ao invés de dar uma rosa para sua mãe, diga que reconhece à luta dela para garantir seu espaço no mundo, porque ser uma mulher é lutar todos os dias para ser reconhecida como ser humano e não como gênero. É passar por diversas situações e lembrar do quanto é difícil ser minimamente respeitada. É se questionar todos os dias se vai chegar em casa sã e salva. É ser mãe e adquirir essa identidade como um rótulo.

O objetivo desse post não é fazer com que vocês pensem igual à mim, é mais como um convite à reflexão sobre esse dia e como ele passa a ser lembrado de maneira totalmente errônea. Não queremos apenas uma rosa, queremos respeito!

Se quiserem mais posts desse tipo, comentem aqui embaixo! Até a próxima!


Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
  • RSS Clean
bottom of page