top of page

Como saber se você está pronto para morar com o seu parceiro(a)?

O tempo passa, vocês já estão juntos há algum tempo e estão pensando em dividir uma vida. Sim, dividir uma vida pois no momento em que vocês começam a morar juntos, a vida passa a ser do casal. Todo os momentos são divididos: as alegrias, as vitórias, as tristezas, o mau humor, a doença e as contas. Quando você divide a casa com alguém, você tem que ter noção que todas suas atividades diárias vão de encontro com as da outra pessoa e para que o relacionamento dê certo, vai ser necessário o empenho dos dois.

Mas, como saber se você está pronto para morar com o seu parceiro(a)? Na vida a dois, não tem uma receita de bolo para seguir nesse quesito. Porém aqui vai algumas dicas para você e seu parceiro(a) pensarem à respeito se estão prontos para transformar a realidade de vocês.


1- Saber fazer concessões

Cada um tem sua família de origem e sua criação, e morando juntos isso aparece logo de cara. Vocês terão manias diferentes, horários para cada coisa e muitas vezes isso pode ser motivo de discussão. Nessas horas, temos que aprender a ouvir e fazer concessões pois não se trata do jeito do outro ser melhor mas sim, transformar o dia a dia de vocês algo leve e único e que fique viável para os dois.


2- Tomar decisões juntos

A partir do momento em que vocês começam a dividir contas, a vida financeira de vocês não é mais de todo particular. Por que? Bem, para agir de forma justa e para que ninguém fique se sentindo "deixado para trás", é importante comunicar os gastos, até os mais banais. Pensar juntos sobre o que vão precisar gastar no mês, se vão comprar um carro, se nesse mês é possível jantar fora e deixar sempre um dinheiro reserva caso acabe o gás, estrague uma torneira e etc. Sua vida está influenciando diretamente na vida do outro e por isso é fundamental comunicar seus planos e, até mesmo perguntar sobre o que o outro pensa sobre eles. Apoio é imprescindível no relacionamento.


3- Preservar a individualidade

Enquanto vocês namoram, vocês se encontram para passar o tempo juntos e fazerem as coisas juntos. Morando junto isso continua porém deve existir espaço para cada um expressar sua individualidade e fazer o que gosta só. Você não vai deixar de estudar, jogar videogame, assistir um seriado porque precisa passar um tempo com seu parceiro(a). Vocês vão continuar a vida normal de vocês, como antigamente, cada um respeitando o espaço do outro. Nenhum relacionamento resiste por muito tempo se o parceiro(a) o sufoca. Sentir-se confortável para realizar suas tarefas e hobbies no cotidiano, ao lado de seu parceiro(a), é fundamental. Outro ponto muito importante que pode ser comentado aqui, é saber estar no mesmo cômodo que seu parceiro(a) sem interagir com o mesmo. Se a casa for pequena e não tiver muitos cômodos para vocês se dividirem, é importante saber estabelecer silêncio para não atrapalhar o que o outro está fazendo, e, até mesmo, respeitar caso a pessoa não esteja afim de conversar. Todos temos dias que gostamos de ficar mais quietos, é normal.


4- Confiar

É muito difícil levar o relacionamento adiante se você não confia no seu parceiro(a), isso não é diferente morando junto. Para dividir uma vida vocês precisam de confiança, e não só conjugal, mas de amizade. Vocês vão dividir algo tão íntimo, que é a vida de vocês. Diálogo é o segredo para que todo casal prospere e fortaleça seus vínculos. A paixão não dura a vida toda, mas a amizade e o companheirismo pode permanecer intacto. Discussões e brigas por ciúmes além de desgastar o relacionamento, transforma o cotidiano insustentável.


5- Visão de futuro

É importante que cada um tenha seus sonhos e objetivos de vida mas também é importante que esses objetivos andem do lado dos objetivos do seu parceiro(a). Se você quer casar e seu parceiro(a) tem pavor disso, obviamente vocês terão longas discussões e essas mesmas discussões podem levar ao fim do relacionamento. O que adianta querer morar com seu parceiro(a) se o mesmo está planejando um intercâmbio de dois anos para a Europa? Os objetivos devem estar ao menos alinhados, do contrário, um período longo de turbulência os espera.


6- Dividir tarefas

Pode não parecer, mas saber dividir as tarefas pode ser algo decisivo no relacionamento de vocês. É importante que cada um ajude a dividir as tarefas da casa, senão sempre alguém vai ficar sobrecarregado. Pessoas sobrecarregadas logo se tornam pessoas infelizes e isso pode ser um grande motivo para separação. A casa vai ser dos dois, os dois arrumam, os dois limpam e os dois vão sujar.


7- Intimidade


Se você está acostumado a ver seu parceiro(a) sempre limpinho e cheirosinho, isto está prestes a mudar. Vocês vão se ver escabelados, sujos, fedidos, com bafo matinal e também vão sentir o fedor dos peidos de vocês. Não é como se vocês não fossem se arrumar mais um para o outro, mas a realidade do dia a dia vai mostrar que essas coisas existem e vocês devem estar preparados.


Essas são algumas coisas que podem ajudar vocês a decidirem se estão prontos para morar juntos. Morar junto não é um bicho de sete cabeças, pelo contrário, pode ser uma experiência maravilhosa. Quando todas essas coisas não forem problemas, certamente vocês poderão desfrutar de momentos inesquecíveis. Afinal de contas, o relacionamento não deve ser um fardo, deve ser algo a ser somado na vida de vocês.

Esse foi o post de hoje, espero que vocês gostem! Aguardo os comentários! Boa semana!


Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
  • RSS Clean
bottom of page